ENSINO Data de Publicação: 19 fev 2025 14:15 Data de Atualização: 19 fev 2025 21:31
O Câmpus Garopaba do IFSC comemora a aprovação de cerca de 30 estudantes em universidades públicas e privadas com ingresso em 2025. O número ainda pode ser maior, pois há candidatos em lista de espera ou aguardando as próximas chamadas de vestibulares e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). São estudantes dos cursos técnicos integrados em Administração e o de Informática, do curso concomitante em Biotecnologia e dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Segundo a chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) Telma Pires Pacheco Amorim “a aprovação na educação superior é uma realidade para estudantes egressos dos cursos integrados e concomitantes do Câmpus Garopaba”, o que atesta a qualidade dos cursos, mesmo que não tenham a finalidade única de aprovação no Vestibular.
Muitos estudantes aprovados optaram pelos cursos superiores do próprio câmpus: o superior de tecnologia em Gestão Ambiental e o superior de tecnologia em Sistemas para Internet. Um deles é o estudante do curso de Proeja em Atendimento em Restaurante e Bar, aprovado no Vestibular para o curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental, Felipe da Silva Costa. “Escolhi o Proeja do IFSC com o objetivo de concluir o Ensino Médio, visando um curso superior no futuro”, conta. Atualmente, Felipe trabalha com a regeneração de solos degradados pela ação humana e pretende, a partir do curso superior, desenvolver projetos na área da educação ambiental. “Acredito que a região toda precisa se voltar à questão do ambiente, porém, Imaruí, Garopaba e Imbituba serão meu foco principal”, completa.
Outra estudante de Proeja que também conseguiu vaga no curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus Garopaba foi a Eliziane da Silveira. Ela voltou a estudar depois de 20 anos fora da escola, por incentivo de uma professora. "Eu sempre sonhei e gostei de estudar, faltava oportunidade. Eu, pescadora de uma comunidade tradicional, fazer o ensino médio e depois fazer o Vestibular e passar, ainda estou sem acreditar”. Eliziane conta que também recebeu muitas críticas por voltar a estudar “depois de velha”. Ainda durante o curso, perdeu o irmão mais velho, e superou as dificuldades com o apoio dos professores do IFSC, da coordenadora do Proeja Jaqueline Bastos e as colegas de turma. “O Proeja foi a realização de um sonho em construção. O IFSC tem um ensino de qualidade e gratuito, ele nos faz acreditar que podemos realizar nossos sonhos”, afirma.
Preparação e aulas extras
Dos alunos aprovados pelo Câmpus Garopaba, 12 deles participaram do projeto de ensino “Ciências da Natureza e Matemática para o Enem”. Realizado por professores do câmpus pela primeira vez em 2024, o projeto ofertou aulas de Matemática, Biologia, Física e Química, em um total de 24 horas/aula, sendo oito horas para cada disciplina, de setembro a dezembro.
O professor Renato da Silva Rosa Rodrigues, de Física, destaca que foi um pedido dos próprios alunos dos cursos técnicos integrados em Administração e Informática a realização de aulas focadas nos conteúdos e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC.
Dos participantes, oito foram aprovados em instituições públicas de ensino (UFSC, IFSC e IFC) e os demais em instituições privadas. Uma delas foi a estudante do curso técnico integrado em Administração Luisa Claus, que conseguiu uma vaga no curso de Direito da UFSC. “Esse apoio fez toda a diferença na minha preparação, ajudando a lapidar meus conhecimentos e a me dar mais confiança para as provas”, conta. Ela chegou a estudar de seis a oito horas por dia durante o ano de preparação para o Vestibular, além da rotina de aulas. Nos finais de semana, dedicava-se à resolução de provas antigas. “Minha preparação foi baseada no aprendizado teórico e na prática com questões, dando ênfase aos simulados na reta final”, explica.
Luisa conta que escolheu o curso de Direito porque “o curso não é para quem tem medo de desafios”. “Sempre vi a retórica como uma arte poderosa e me fascinei pela forma como ela pode equilibrar as relações humanas com a precisão do raciocínio lógico. Desde criança, eu já brincava dizendo que faria Direito, e com o tempo percebi que essa escolha fazia todo sentido para mim. Minha personalidade, meus objetivos e aquilo que me fazia feliz sempre apontaram para esse caminho”, completa.
Para o professor Renato, “o projeto foi muito exitoso, contribuindo para que estes estudantes conquistassem suas vagas em instituições gratuitas e de qualidade. Cabe ressaltar que o projeto é pioneiro no câmpus no quesito preparação para o Enem e foi uma demanda dos estudantes. Inclusive, estudantes de outras séries já demonstraram interesse e possivelmente o projeto será oferecido novamente em 2025”. Além dele, também participaram as professoras Gabriela Alves (Química), Cristiane Oliveira (Biologia) e Miriam Narvaz (Matemática).