PESQUISA Data de Publicação: 05 fev 2025 14:12 Data de Atualização: 07 fev 2025 07:37
O projeto “Cultura Digital na Educação Básica: propostas práticas para professores da rede pública”
do Câmpus Gaspar criou uma lista com mais de 500 questões de provas da Olimpíada Brasileira de
Informática (OBI) em que elas foram classificadas de acordo com os pilares do pensamento
computacional que estão previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que são:
decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. Além da lista, é possível ter
acesso ao gabarito e a explicações para as resoluções delas. Os materiais estão disponíveis em
arquivos e em uma sala virtual de aprendizagem criada no Moodle. Com esses recursos, a proposta
do projeto é auxiliar os professores da rede pública de ensino a trabalharem esses conceitos em sala
de aula. O projeto está entre os trabalhos premiados na Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica
do IFSC, realizada de 25 de novembro a 4 de dezembro. “O que nós percebemos é que por mais que
o estímulo à cultura digital esteja previsto na BNCC, muitos professores têm dificuldade em colocar
isso em prática até por falta de material. A nossa proposta com o projeto é desenvolver recursos
didáticos para que eles possam trabalhar esses conceitos em sala de aula”, explica a coordenadora do
projeto professora Caroline Reis Rauta.
Por meio dos arquivos organizados pelo projeto é possível, por exemplo, escolher uma questão no
sumário, levando em consideração a classificação pelo conceito de pensamento computacional
trabalhado, e em outro arquivo encontrar o gabarito com a resolução da questão que foram feitas por
estudantes do técnico em Informática supervisionados por professores do IFSC.
O ambiente virtual criado pelo grupo ainda é restrito ao acesso de servidores e estudantes do IFSC,
mas há a perspectiva de continuação do projeto para que seja feito um ambiente aberto ao público
em geral. A coordenadora do projeto explica que, nesta primeira etapa, ainda não foram feitos testes
para verificar a aplicação do ambiente virtual e das questões em escolas da rede pública, mas que
com a continuidade dele, é possível que isso também seja realizado.