Link IFSC completa mil edições

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 21 fev 2025 09:50 Data de Atualização: 21 fev 2025 10:31

Nesta semana, o canal de notícias voltado aos servidores do IFSC - hoje chamado de Link IFSC - completa mil edições. A iniciativa de enviar um e-mail semanal para docentes e técnicos-administrativos com notícias da instituição começou em 2001, quando o IFSC ainda era Cefet-SC. Desde então, a forma como as notícias são publicadas mudou: do texto direto no e-mail, para um blog até a incorporação recente ao Portal do Servidor. Mas o envio da newsletter se mantém há 24 anos.

A ideia de enviar um e-mail com notícias a todos os servidores da instituição foi do servidor Paulo Tavares - hoje aposentado. Em 2001, o servidor, que tem formação em Administração, foi convidado a assumir a Coordenadoria de Marketing, vinculada à Diretoria de Relações Empresariais e Comunitária, que deu origem à atual Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas. 

Paulo conta que, na época, a comunicação da instituição era muito desorganizada e os únicos canais de comunicação eram o e-mail e uma homepage com informações básicas, gerenciada pela área de TI. Como os e-mails não eram moderados, qualquer servidor podia mandar a mensagem que quisesse para todos. “Era impossível ler e-mail na instituição. Ninguém lia e-mail. Mensagem institucional ninguém lia”, lembra. 

Foi neste momento que surgiu a lista de  e-mail todos@ e o então setor de Comunicação começou a organizar o envio de mensagens. “A ideia era mandar para a lista só aquilo que realmente fosse um assunto para todos, ou seja, um caráter de urgência e assuntos institucionais e a gente iria analisar se aquela informação era relevante ou não para fazer uma notícia”, explica Tavares.

Depois foi produzido um jornal impresso que se chamava Link Cefet. “O nome foi porque era importante ter o nome da instituição e ‘Link’ porque a gente queria uma ligação com o público”, conta Tavares. O jornal bimestral tinha uma tiragem de 500 exemplares e era entregue para servidores, além de ser disponibilizado para estudantes e enviado para algumas empresas de Santa Catarina. Com menos de 5 edições, o jornal deixou de ser produzido por falta de recursos. 

Foi então que Tavares decidiu criar o Link Digital, voltado apenas aos servidores. Em um primeiro momento, Tavares quis fazer o e-mail diário, mas o então diretor-geral do Cefet-SC, Juarez Pontes, achava que seria inviável e sugeriu um canal quinzenal. “Eu disse não, 15 dias é notícia velha, então vou fazer semanal”, conta Tavares. E assim, a partir de 5 de abril de 2001, os servidores passaram a receber semanalmente em seus e-mails institucionais o Link Digital. 

Profissionalização do formato e da equipe

As primeiras edições do Link Digital foram feitas pelo próprio Paulo Tavares no software Corel Draw. “O nosso primeiro Link Digital, graficamente, foi tosco, mas, para a época em que só existia texto, letra preta e fundo branco, aquilo ali realmente foi algo muito relevante e que impactou a instituição”, destaca.

As informações eram coletadas diariamente pelo setor de Marketing e publicadas na sexta. O informativo apresentava notas de acontecimentos passados e noticiava os eventos que seriam realizados. 

Com muitas atribuições, Tavares decidiu contratar estagiários de Jornalismo para auxiliar na produção de conteúdo do Link Digital. Foi só em 2007 que a instituição passou a contar com os primeiros servidores concursados nos cargos de jornalista e programador visual. 

Felipe Silva, o primeiro jornalista concursado da instituição, lembra que, ao chegar no então Cefet-SC, começou a contribuir mais com sugestões de pautas para o Link Digital. Além disso, como servidor, conseguia viajar e cobrir pautas em outros câmpus fora de Florianópolis. “Acho que a principal característica do Link é ser um canal onde o IFSC se vê como um todo. Então quem está em Joinville consegue saber o que está acontecendo em Chapecó, quem está em São José fica sabendo das notícias de Gaspar. Acho que essa é a coisa mais legal com o Link”, ressalta Felipe.

Nesta época, o Link Digital trazia sempre cinco notícias por semana, além de uma área de Agenda, Notas e Oportunidades. O canal era atualizado semanalmente num site em formato html, geralmente às sextas-feiras, mesmo dia em que um e-mail era enviado a todos os servidores, direcionando o conteúdo para o site linkdigital.ifsc.edu.br.

Em 2012, após 406 edições e quase 11 anos de existência, o Link Digital teve uma grande reformulação, sendo transformado em blog na plataforma WordPress, com o  conteúdo dividido em diversas categorias. O informativo passou a ser atualizado diariamente, mas o resumo semanal continuou a ser enviado por e-mail a todos os servidores uma vez na semana.

Em outubro do ano passado, o site linkdigital.ifsc.edu.br deixou de ser usado como repositório das notícias voltadas aos servidores do IFSC. Com o lançamento do Portal do Servidor, as notícias passaram a ser publicadas no novo canal. 

Site X Newsletter

Uma confusão comum até outubro do ano passado era os servidores acharem que o Link IFSC era apenas o e-mail enviado uma vez por semana. "Na verdade, o Link IFSC englobava o site linkdigital.ifsc.edu.br, de atualização contínua, e o envio do e-mail, mas nossos servidores se acostumaram a aguardar o resumo semanal às sextas", afirma a atual coordenadora de Jornalismo, Sabrina d'Aquino.

Com o processo de implantação do Portal do Servidor, a separação entre o site e o e-mail ficou mais nítida. Em julho de 2023, a newsletter foi repaginada, ganhando um visual bem diferente do site. E, desde outubro de 2024, o site Link Digital deixou de ser atualizado, pois as informações passaram a ser publicadas no Portal do Servidor. "Mas, da mesma forma, seguimos publicando as notícias continuamente e elas podem ser acessadas pelos servidores a qualquer momento", reforça Sabrina.

Atualmente, a jornalista Carla Algeri é responsável por editar a newsletter Link IFSC toda semana e destaca o papel do canal de criar sinergia entre os públicos internos. “Essa newsletter melhora a comunicação, evitando ruídos e contribuindo para o bem-estar dos colaboradores, especialmente em uma instituição tão complexa e multicâmpus como é o IFSC”, afirma. 

A jornalista lembra que esse canal foi especialmente importante durante a pandemia, em um tempo de muitas dúvidas e incertezas na comunidade acadêmica. Nesta época, a newsletter chegou a ser enviada excepcionalmente duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras. “Em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), foram produzidas matérias específicas sobre rotinas de trabalho, saúde mental e prevenção e tratamento da Covid-19, com a colaboração de servidores do IFSC, especialmente do Siass”, conta. 

A experiência do Link Digital virou um case no e-book “O Jornalismo na Comunicação Organizacional: múltiplos olhares”, publicado pelo grupo de Pesquisa ECA/USP do professor Wilson Bueno. Leia aqui o artigo “Comunicação interna na pandemia de Covid-19: a experiência do site Link Digital como canal de informação para os servidores do IFSC”, escrito pela jornalista Carla Algeri.

Link atual

Atualmente, as notícias voltadas apenas aos servidores do IFSC são publicadas no Portal do Servidor. Mas a newsletter Link IFSC, enviada geralmente às sextas-feiras - com exceção de feriados e férias docentes de verão - apresenta não só as notícias do Portal do Servidor, como também publicações do Portal do IFSC e dos sites dos câmpus.

Além da área de Destaques, a newsletter conta com as categorias "Foi Notícia no IFSC", "Notícias dos câmpus", "Agenda de eventos e reuniões", "Editais e notícias externas", "Editais e prazos institucionais" e "Saiba mais".

A linha editorial deste e de todos os canais institucionais do IFSC pode ser conferida no Inventário de Canais Institucionais de Comunicação

Todos os servidores recebem o Link IFSC, uma vez que ele é enviado pela lista de e-mails todos@. Se você tem sugestões de pauta para o canal, basta enviar um e-mail para jornalismo@ifsc.edu.br.

INSTITUCIONAL