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GestaoAluno

Informações do Curso

Assistente Administrativo

Câmpus São Carlos
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Além da formação de Ensino Médio voltada à educação de jovens e adultos, o curso tem como objetivo formar profissionais capazes de executar processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas. O estudante aprenderá a prestar atendimento a fornecedores e clientes, receber informações sobre produtos e serviços e tratar documentos variados. Entre os aprendizados estão tratar e preencher documentos, além de preparar relatórios, formulários e planilhas.

Mercado de trabalho

Ao concluir o curso, o egresso pode  atuar em diversas áreas dentro de uma empresa, bem como em diversos setores comerciais. As áreas de atuação de assistente administrativo podem variar entre operacional, administração, contabilidade, suprimentos, finanças, crédito, jurídico, recursos humanos, planejamento e de sistemas, atendimento ao público interno e externo.

Pré-requisitos

O pré-requisito para o curso de Qualificação Profissional em Assistente Administrativo Integrado ao Ensino Médio EJA-EPT (Proeja) é:

  • Ter idade mínima de 18 anos ou completar 18 anos até a data da matrícula.

Esse pré-requisito está alinhado com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é voltada para pessoas que não concluíram o ensino médio na idade regular e buscam retomar os estudos. O curso é projetado para atender a esse público, oferecendo a oportunidade de concluir o ensino médio juntamente com uma qualificação profissional na área administrativa.

Como entrar nesse curso?

Informações

Número de vagas Carga horária Turno Duração
40 1400 Noturno 2 anos
  • Número de vagas

    40

  • Carga horária

    1400

  • Turno

    Noturno

  • Duração

    2 anos

Infraestrutura

Laboratório de Biologia

Laboratório de Química

Laboratório de Física

Laboratório de Informática

 

Matriz curricular

Projeto pedagógico do curso

Resolução de aprovação da oferta do curso

Projetos de pesquisa e extensão

Os projetos de pesquisa e extensão são parte integrante da metodologia do curso e têm um papel importante na formação dos estudantes. Aqui estão os principais pontos destacados sobre esses projetos:

1. Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão:

  • O curso adota uma abordagem que integra ensino, pesquisa e extensão como princípios educativos. Isso significa que os estudantes não apenas aprendem conteúdos teóricos, mas também participam de atividades práticas que envolvem pesquisa e interação com a comunidade.

  • A pesquisa é vista como um princípio pedagógico, ou seja, os estudantes são incentivados a desenvolver projetos de pesquisa que partem de suas próprias necessidades e interesses, relacionando-os com os diferentes campos do conhecimento.

2. Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa:

  • Os projetos de pesquisa são desenvolvidos a partir de perguntas e problemáticas que surgem dos interesses e necessidades dos próprios estudantes. Esses projetos são orientados pelos professores e buscam articular os conhecimentos teóricos com as práticas profissionais.

  • A pesquisa é uma forma de os estudantes construírem conhecimento de maneira ativa, relacionando o que aprendem em sala de aula com suas experiências de vida e de trabalho.

  • Os resultados das pesquisas são socializados com a comunidade, ou seja, os estudantes têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos e contribuir com o desenvolvimento local.

3. Projetos de Extensão:

  • A extensão é entendida como uma forma de interação entre a instituição e a comunidade. Os projetos de extensão buscam levar os conhecimentos produzidos no curso para fora da sala de aula, beneficiando a sociedade.

  • Esses projetos podem incluir visitas técnicaspalestrasoficinas, e outras atividades que promovam a integração entre a escola e o mundo do trabalho.

  • A extensão também é uma forma de os estudantes aplicarem na prática o que aprenderam no curso, contribuindo para a formação de um profissional cidadão, consciente de seu papel na sociedade.

4. Tempo Social e Atividades Complementares:

  • Tempo Social é uma parte importante do curso, onde os estudantes realizam atividades práticas no ambiente de trabalho ou em atividades sociais. Essas atividades são planejadas coletivamente pelos professores e podem incluir projetos de pesquisa e extensão.

  • As atividades complementares, como visitas técnicasseminários, e aulas de campo, são integradas ao currículo e contribuem para a formação integral dos estudantes.

5. Retorno à Comunidade:

  • Os projetos de pesquisa e extensão têm como objetivo não apenas formar os estudantes, mas também retornar os resultados à comunidade. Isso significa que os conhecimentos produzidos no curso são compartilhados com a sociedade, promovendo o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

6. Interdisciplinaridade:

  • Os projetos de pesquisa e extensão são desenvolvidos de forma interdisciplinar, ou seja, envolvem conhecimentos de diferentes áreas do curso. Isso permite que os estudantes tenham uma visão mais ampla e integrada dos problemas que enfrentam no mundo do trabalho e na sociedade.

7. Avaliação e Socialização:

  • Os projetos de pesquisa e extensão são avaliados pelos professores e pela comunidade. Os estudantes apresentam seus trabalhos em semináriosfeiras, ou outros eventos, onde podem compartilhar suas descobertas e receber feedback.

  • A socialização dos resultados é uma parte importante do processo, pois permite que os estudantes aprendam com as experiências dos outros e contribuam para o desenvolvimento coletivo.

Certificação

certificação do curso de Qualificação Profissional em Assistente Administrativo Integrado ao Ensino Médio EJA-FIC é um processo que segue as diretrizes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e está alinhado com as normas educacionais brasileiras. Aqui estão os principais pontos sobre a certificação:

1. Certificação Dupla:

  • O curso oferece uma certificação dupla: os estudantes que concluírem o curso receberão tanto o certificado de conclusão do Ensino Médio quanto o certificado de Qualificação Profissional em Assistente Administrativo.

  • Essa dupla certificação é uma característica do PROEJA, que integra a educação básica (Ensino Médio) com a educação profissional.

2. Requisitos para Certificação:

  • Para receber a certificação, os estudantes devem cumprir a carga horária total do curso, que é de 1400 horas, divididas entre Tempo Escola (960 horas) e Tempo Social (440 horas).

  • Além disso, os estudantes devem atingir os objetivos de aprendizagem previstos no curso, demonstrando as competências e habilidades necessárias para atuar como assistente administrativo.

  • frequência mínima exigida é de 75% em cada componente curricular (disciplina).

3. Validação de Saberes:

  • O curso prevê a validação de saberes para estudantes que já possuem conhecimentos prévios relacionados ao curso. Isso significa que, se um estudante já tiver experiência ou conhecimentos em áreas como administração, informática, ou outras relacionadas, ele pode solicitar a validação desses saberes, reduzindo o tempo necessário para concluir o curso.

  • A validação de saberes é feita com base no artigo 6º do Decreto nº 5840/2006, que regulamenta o PROEJA, e não está limitada aos 60% previstos no Regimento Didático Pedagógico (RDP) do IFSC.

4. Processo de Avaliação e Certificação:

  • A avaliação no curso é processual e contínua, com foco no desenvolvimento das competências dos estudantes. Isso inclui avaliações teóricas, práticas, e a participação em atividades de Tempo Social.

  • Os estudantes que não atingirem os objetivos de aprendizagem em alguma disciplina podem participar de atividades de recuperação ao longo do semestre, com o objetivo de alcançar os requisitos necessários para a certificação.

  • Ao final do curso, os estudantes que cumprirem todos os requisitos receberão o certificado de conclusão, que é emitido pelo IFSC.

5. Registro Acadêmico:

  • O registro das avaliações e da frequência dos estudantes é feito no sistema acadêmico do IFSC, conforme as normas do Regimento Didático Pedagógico (RDP).

  • O registro final da situação do estudante (aprovado ou reprovado) é feito no diário de classe e no sistema acadêmico, com base nos critérios de avaliação estabelecidos no curso.

6. Certificação e Inserção no Mercado de Trabalho:

  • A certificação do curso qualifica os estudantes para atuar como Assistentes Administrativos em diversos setores, como recursos humanos, finanças, logística, vendas, e atendimento ao cliente.

  • O curso também prepara os estudantes para continuar seus estudos em níveis mais avançados, como cursos técnicos ou superiores, caso desejem.

Contato

Coordenador: Isac Pereira dos Santos

E-mail: proeja.sca@ifsc.edu.br

Whatsapp: (49) 99936-0086

Endereço: IFSC Câmpus São Carlos R. Aloísio Stoffel, 1271 - Jardim Alvorada, São Carlos - SC,

CEP 89885-000

Fone: (49) 3325-4149

www.ifsc.edu.br/web/campus-sao-carlos

Corpo Docente

corpo docente do curso de Qualificação Profissional em Assistente Administrativo Integrado ao Ensino Médio EJA-FIC é composto por professores qualificados e experientes, que atuam em diferentes áreas do conhecimento. Aqui estão os principais pontos sobre o corpo docente:

1. Composição do Corpo Docente:

  • O curso conta com professores de diversas áreas, incluindo HistóriaGeografiaFilosofiaSociologiaMatemáticaFísicaQuímicaBiologiaPortuguêsInglêsArtesEducação FísicaInformática, e Administração.

2. Atuação no Curso:

  • Os professores são responsáveis por ministrar as disciplinas do curso, tanto as de formação geral (como História, Matemática, Português, etc.) quanto as de formação profissional (como Informática, Fundamentos e Técnicas Administrativas, Empreendedorismo e Economia).

  • Além das aulas, os professores também participam do planejamento coletivo do curso, definindo as estratégias de ensino, as atividades de Tempo Social, e os projetos de pesquisa e extensão.

  • Eles acompanham os estudantes no desenvolvimento das atividades práticas, tanto no ambiente escolar quanto no ambiente de trabalho, garantindo que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados.

3. Apoio Pedagógico:

  • O corpo docente trabalha em conjunto com a Coordenação Pedagógica e o Núcleo Especializado de Integração de Programas Sociais (NEIPS) para oferecer suporte aos estudantes, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades no processo de aprendizagem.

  • Os professores também estão disponíveis para atendimento extraclasse, dedicando horas semanais para auxiliar os estudantes a sanar dúvidas e aprofundar seus conhecimentos.

4. Interdisciplinaridade:

  • O curso é organizado de forma interdisciplinar, o que significa que os professores de diferentes áreas trabalham em conjunto para garantir que os conteúdos sejam integrados e que os estudantes tenham uma visão ampla e conectada dos conhecimentos.

  • Essa abordagem interdisciplinar é especialmente importante no Tempo Social, onde os estudantes realizam atividades práticas que envolvem conhecimentos de várias disciplinas.

Outras informações

  1. Identificação do Curso:

    • Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios.

    • Modalidade: Presencial.

  2. Objetivos do Curso:

    • Oferecer educação para jovens e adultos, integrando o ensino médio com a qualificação profissional.

    • Proporcionar a elevação de escolaridade e a qualificação profissional para jovens e adultos excluídos do processo educacional.

    • Formar profissionais capazes de atuar no setor administrativo, com habilidades técnicas e competências pessoais.

  3. Perfil do Egresso:

    • O egresso do curso estará apto a executar processos administrativos, atender clientes, fornecer informações, e realizar atividades de apoio em áreas como recursos humanos, finanças, logística e vendas.

  4. Matriz Curricular:

    • O curso está dividido em quatro módulos, com disciplinas de formação geral (como História, Geografia, Matemática, Português, etc.) e disciplinas de formação profissional (como Informática, Fundamentos e Técnicas Administrativas, Empreendedorismo e Economia).

    • A carga horária é distribuída entre Tempo Escola (aulas presenciais) e Tempo Social (atividades realizadas no ambiente de trabalho ou em atividades sociais).

  5. Metodologia e Avaliação:

    • A metodologia do curso é baseada na integração entre teoria e prática, com foco na pesquisa e no trabalho como princípios educativos.

    • A avaliação é processual, contínua e diversificada, com foco no desenvolvimento das competências dos alunos.

    • O curso prevê atividades de recuperação e nivelamento para alunos com dificuldades.

  6. Tempo Social:

    • O Tempo Social é uma parte importante do curso, onde os alunos realizam atividades práticas no ambiente de trabalho ou em atividades sociais, sob orientação dos professores.

    • Essas atividades são planejadas coletivamente pelos professores e são avaliadas como parte do processo de aprendizagem.

  7. Justificativa para a Oferta:

    • O curso é justificado pela necessidade de oferecer educação básica e profissionalizante para jovens e adultos que não tiveram acesso à educação formal.

    • O curso também atende à demanda do mercado local por profissionais qualificados na área administrativa.

  8. Infraestrutura e Corpo Docente:

    • O curso será oferecido no campus de São Carlos, que possui salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca e outros espaços necessários para o desenvolvimento das atividades.

    • O corpo docente é composto por professores com formação nas áreas de História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Português, Inglês, Artes, Educação Física, Informática e Administração.

  9. Legislação e Normas:

    • O curso está alinhado com a legislação educacional brasileira, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Decreto nº 5840/2006 (que institui o PROEJA), e as resoluções do IFSC.

Página atualizada em: 25-02-2025 12:35:13

Vagas abertas EJA no Câmpus São Carlos

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Descrição de EJA

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Cursos para adultos que querem voltar para a sala de aula

Oferecer educação formal e profissional a trabalhadores que não tiveram acesso ou tiveram que se ausentar da sala de aula por um período é uma das metas do IFSC. Para isso, a instituição oferta vagas no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e na Rede Nacional de Reconhecimento de Saberes Profissionais (Certific).

Cursos EJA Técnicos: para quem não cursou o Ensino Médio e possui 18 anos ou mais. O aluno terá a oportunidade de fazer o Ensino Médio ao mesmo tempo que o curso técnico. A seleção dos candidatos é feita por sorteio. A duração média dos cursos é de dois anos a três anos e meio.

Cursos EJA Qualificação Profissional: são cursos que permitem a conclusão do Ensino Fundamental integrado a uma qualificação profissional para quem tem 15 anos ou mais. Para quem tem 18 anos ou mais, esses cursos permitem concluir o Ensino Médio. A seleção dos candidatos é feita por sorteio.

Certificação Profissional por Competência (Certific): é uma opção educativa para quem tem 18 anos ou mais, tem experiência profissional e deseja certificá-la. Por meio de um processo de avaliação, o trabalhado demostra os seus saberes práticos e complementa o que for necessário para obter a certificação profissional. O objetivo é valorizar a experiência de trabalhadores, possibilitando o prosseguimento dos estudos e o exercício profissional mais qualificado.

Quadro com modalidades de cursos Proeja no IFSC

-> Proeja: entenda do que se trata esta educação que transformas vidas no post publicado no Blog do IFSC

Como se inscrever

Para se inscrever, veja os editais abertos em cada câmpus.

Se desejar, deixe seus dados no nosso Cadastro de Interesse para receber um e-mail quando as inscrições estiverem abertas.

Vagas abertas EJA no Câmpus São Carlos

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