IFSC reafirma parceria com startup de cursos de tecnologia e recrutamento de talentos

INOVAÇÃO Data de Publicação: 25 fev 2025 17:35 Data de Atualização: 05 mar 2025 14:57

O IFSC recebeu o selo Global Workforce Transformation 2023/2024, da empresa de tecnologia Digital Inovation One (DIO), pelos resultados da parceria que já capacitou mais de 3 mil alunos e ex-alunos do IFSC em cursos de tecnologia. A entrega da premiação foi realizada nesta terça-feira (25), na Reitoria.

A parceria da DIO com o Câmpus Florianópolis iniciou-se em 2021, a partir do contato da empresa com o vice-diretor Humberto Beirão Júnior e o então coordenador de Relações Externas Erwin Werner Teichmann. Desde então foram mais de 3 mil alunos inscritos em cursos online, bootcamps, projetos práticos e outras atividades, totalizando 15.037 certificados de horas complementares emitidas e 29.640 horas de estudo. Foram ainda 28 alunos e ex-alunos que evoluíram profissionalmente com o auxílio da DIO e três ex-alunas contratadas por empresas multinacionais.

Segundo executivo de parcerias da DIO Victor Haruo, a startup conta hoje com mais de 150 parcerias, entre instituições de ensino públicas e privadas, governos estaduais, prefeituras, organizações do terceiro setor, entre outras, e o IFSC se destacou como uma das cinco parcerias de maior impacto em 2024, e por isso recebeu o selo Global Workforce Transformation 2023/2024.

O reitor Maurício Gariba Júnior sugeriu a ampliação da parceria para todos os câmpus do IFSC. “Um carimbo da DIO é uma porta de entrada para os nossos alunos acessarem essas empresas de tecnologia. Os nossos cursos da área de informática já têm uma empregabilidade, mas com a DIO essas oportunidades crescem ainda mais. Um exemplo é a empresa japonesa que contratou duas estudantes dos nossos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Além disso, Florianópolis é um polo de tecnologia, que necessita desses profissionais capacitados”. 

Segundo Victor, a ampliação do termo de cooperação é possível, pelos resultados já obtidos. “Temos como objetivo engajar os professores para que compartilhem a plataforma com os alunos para que eles participem, como algo mais validado”, afirma. Ele explica que o objetivo da DIO é oferecer cursos de tecnologia patrocinados por empresas, além de contatos para contratação. A empresa tem como meta atingir 300 milhões de pessoas até 2030, tanto no Brasil quanto a partir da expansão internacional. Somente ano passado foram distribuídas 3 milhões de bolsas por grandes empresas. Este ano, por exemplo, a Microsoft estará oferecendo certificação em Inteligência Artificial (IA).

A empresa também atua dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ações de inclusão. Victor destaca que no IFSC foram atendidas 154 pessoas pretas e pardas, 202 mulheres, 101 pessoas identificadas como LGBTQIA+, 16 pessoas com deficiência, 11 pessoas com 50 anos ou mais, seis indígenas e quatro refugiados ou migrantes.

Saiba mais sobre a Digital Innovation One

Fundada em 2018, a DIO é a maior plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech do mundo impulsionada por inteligência artificial e tem o propósito de democratizar o conhecimento de tecnologia e as oportunidades das empresas mais inovadoras do mundo, promovendo transformações sociais e empoderando mais de 300 milhões de pessoas até 2030. Junto com mais de 260 empresas e organizações, distribuiu 3 milhões de bolsas de estudo para 1,7 milhão de estudantes e profissionais de tecnologia, ultrapassando a marca de 50 mil talentos conectados com oportunidades em empresas no Brasil, USA, Europa e Oriente Médio.

INOVAÇÃO